KFC

Bem vindo ao site do Knife Fighting Club.

O KFC é um clube nascido da união de pessoas interessadas em aprender, desenvolver e aprimorar seus conhecimentos e habilidades no uso de lâminas curtas para defesa pessoal e combate.

Neste site compilamos material para estudo teórico, a ser discutido e testado em nosso treinos.

Não aconselhamos tentar aprender algo válido de ser posto em prática apenas acompanhando a parte teórica aqui apresentada. Para tanto, recomendamos treinamento com instrutores responsáveis.

Ou ainda, juntar-se a nós, e aprendermos juntos.



NÃO ACONSELHAMOS NINGUÉM A TENTAR UTILIZAR UMA FACA PARA DEFESA PESSOAL.

NUNCA ESQUEÇA, PUXAR UMA FACA É UM BOM MOTIVO PRA TOMAR UM TIRO.

UMA FACA NÃO INTIMIDA NINGUÉM, A NÃO SER SUJA DE SANGUE.

MAS AÍ, A MERDA JÁ TERÁ SIDO FEITA.



quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Kasper Fighting Folder


(Esse texto foi escrito pelo próprio Bob Kasper e publicado em sua coluna "Street Smarts" da revista Tactical Knives em Maio de 1998).

Houveram alguns incidentes em minha carreira que realmente se destacam como meus favoritos. O primeiro foi quando o cuteleiro Al Polkiwski colocou em minhas mãos a Kasper Bulldog. A segunda foi quando Steven Dick, Editor da Tactical Knives, me convidou para assinar a coluna "Street Smarts". A terceira foi no último Guild Show, quando Pat Crawford me presenteou com a Kasper Fighting Folder (KFF).

A Kasper Bulldog foi a primeira de uma série de facas na qual vim trabalhando nos últimos cinco anos. A Pug, uma versão mais curta, para pessoas mais baixas, veio em seguida. Depois veio a Companion, uma versão de 4", uma guarda, especificamente desenhada para a turma da Special Forces do Departamento de Defesa, que solicitou uma faca de combate menor, mais fácil de dissimular. Com a popularidade dos canivetes (folders), e os proprietários da Kasper Fighter pedindo um canivete que combinasse com ela, foi natural o desenvolvimento da KFF. Eu usei a Companion como base para o design.

"Folding" a Companion



Eu precisava encontrar alguém que desse conta de "dobrar a Companion ao meio". Os desenhos finais da KFF me pareceram muito complexos, e eu estava preocupado que ninguém fosse querer encarar o projeto. O sulco profundo para o dedo, a rampa serrada para apoio do polegar, o visual e sensação de "heavy-duty" necessitariam de um cuteleiro experiente em fabricar Canivetes Táticos. Eu contactei Pat Crawford.

Pat Crawford vem fazendo facas a mais de 25 anos. Ele tem uma enorme linha de canivetes com diversos tipos de mecanismos de trava. Ele fabrica canivetes de qualquer tamanho e material que você solicitar. Quando entreguei meu projeto da KFF para Pat,  sua resposta foi, "Sim, não vejo nenhum problema".

Obviamente não havia nenhum! A faca que Pat colocou em minhas mãos  no Guild Show era exatamente o que eu queria - um canivete tático de bolso com a mesma empunhadura e a mesma sensação que seu primo de lâmina fixa, a Companion.

A primeira coisa que se nota quando se empunha a KFF é sua sensação de "autoridade". São cerca de 200g, o que eu considero a margem mínima de peso de uma faca de combate. A KFF te dá uma sensação de confiança, essa é uma faca com a qual você não vai ficar preocupado de fazer treino de impacto.

Comprimento legal



O comprimento da lâmina é um fio de cabelo abaixo de 4", para as pessoas preocupadas em andar dentro da lei. A lâmina é de 5/32" de espessura, e tem um acabamento não refletivo na cor grafite. Para mim, a capacidade de dissimular é fator essencial para qualquer faca portada para defesa pessoal. O gume primário é uma longa e contínua linha, da ponta ao ricasso. O gume secundário é progressivo, como em todas as Kasper Fighters, o que alarga a parte de trás da lâmina para 1 3/8". O peso extra próximo ao pino pivotante auxilia numa abertura mais macia e rápida.

A empunhadura da KFF tem 5 1/4" de comprimento, e 1 3/8" de largura em seu ponto mais largo, próximo ao gume. Com 9/16" de espessura, trata-se de uma empunhadura ampla mas não super-pesada. A construção é "a la Crawford" - de primeira qualidade. O formato da empunhadura tem o perfil clássico Kasper, sem as ondulações e protuberâncias da versão de lâmina fixa. Eu optei por mante-la "achatada" para que ela não fique protuberante dentro do bolso de uma calça, e não cuse problemas na hora do saque. Eu também adicionei uma rampa serrada para apoio do polegar, possibilitando uma pegada mais firme. O ponto de equilíbrio situa-se no dedo indicador.

O design do clip é clássico, e localizado bem junto ao fim da empunhadura, o que faz com que a faca fique bem inserida no fundo do bolso, escondendo ela dos olhares mais curiosos. A abertura da faca é ambidestra, com um botão de apoio para a abertura em ambos os lados da lâmina.

Uma última característica que adicionei à KFF foi um sulco na lateral esquerda. Este sulco tem três finalidades. A primeira, como uma "guia" para a pegada incial e o saque. Segundo, como uma rampa levando ao dispositivo de abertura. E terceiro, como uma base para uma pegada mais positiva do dedo indicador.

Resumindo: uma Kasper Companion que se dobra ao meio, completa com o sulco para o dedo indicador, gancho arredondado par ao dedo mínimo, perfil "Persa", lâmina agressiva, e tudo. Uma faca desenhada pra fazer o que sua prima de lâmina fixa faz, com um pouco mais de flexibilidade.


Se quiser mais fotos e informações sobre a KFF, acesse:


Nenhum comentário: